domingo, 14 de setembro de 2014

Papel machê

Minha primeira lembrança de papel machê vem lá da pré-escola, quando as tias fizeram uma massa de trigo e cola, cortamos  várias tiras de jornal e cobrimos um balão com camadas intercaladas de jornal e massa. No outro dia, já seco, estouramos o balão e ficando com um objeto de papel machê no formato do balão. Cortamos ao meio e cada metade se transformou em uma máscara.  

Agora, muitos anos depois, encontrei na internet receitas desta técnica de diversas outras formas, usando jornal, papel higiênico, com cola, com trigo, etc. Também vi trabalhos incríveis feitos de papel machê. Fiquei com vontade de experimentar novamente. 

Fiz a massa seguindo as dicas da Alice, que é fera nesta técnica. É super simples, o mais difícil é aguentar a ansiedade para esperar secar a massa de um dia para o outro. Pensei em acelerar este processo colocando no forno ou no microondas, talvez? Mas resolvi ser paciente e esperar secar com o tempo mesmo, para ver o resultado. Quem sabe na próxima? :)

Depois de seca, desfiz os blocos de papel e acrescentei a cola. Na última foto estão as peças ainda úmidas, agora falta lixá-las e pintar.

0 comentários:

Postar um comentário