domingo, 31 de agosto de 2014

Do bagaço ao doce de laranja

Sou daquelas que não se conforma em jogar fora partes de alimentos que poderiam ser aproveitados, tipo talos de verduras, folhas, este tipo de coisa. Muitos nutrientes estão justamente nestas partes...

Hoje fiz um suco de laranja para o almoço e como coei, sobrou uma boa quantidade de bagaço/polpa. Comecei a pensar como poderia aproveitar toda aquela fibra que tinha ali. A primeira ideia que me veio à cabeça foi fazer um "muss". Aqui em casa a gente chama assim (#herança germânica), mas é a compota, doce de fruta. 

Comecei a procurar receitas, mas todas pediam para descartar o bagaço, justamente a parte que eu queria aproveitar. Então resolvi tentar assim mesmo, já que é basicamente cozinhar açúcar com a fruta, e seja o que deus quiser. Como temos alguns pés de amora que estão dando fruta, resolvi juntar algumas também para dar uma cor.

Receita:
- Bagaço de 7 laranjas (polpa que sobrou ao coar o suco)
- 1 laranja cortada em pedaços
- Casca de 1/2 laranja cortada em tirinhas finas
- 1 xícara e meia de açúcar
- 1 copo de suco de laranja (que sobrou do almoço)
- Um punhado de amoras :)

Primeiro, coloquei na panela o açúcar, a casca da laranja e deixei em fogo baixo, até virar um caramelo claro. Depois foi só acrescentar o bagaço e os pedaços da laranja. Fui mexendo de tempos em tempos e acrescentando o suco da laranja aos poucos. Quando já estava quase pronto, coloquei as amoras. O ponto depende muito de como você quer o seu doce, mais mole, mais consistente.

3 comentários:

  1. Seu relato é parecido com o meu, só que coloquei o bagaço na panela e acrescentei mel de abelha, esperei por uns minutos e voilà... Estava pronto meu doce 100% natural e sem conservantes ou corantes.

    ResponderExcluir