sábado, 28 de junho de 2014

Brasil, o país do Futsal

Nunca fui muito de acompanhar futebol. Desde pequena sempre fui daquelas pessoas que quando me perguntam pra qual time torço, responde simplesmente "Brasil". Assistir partidas então, só em época de copa do mundo.

Mas no ano passado, meio que por acaso, comecei a acompanhar os jogos de futsal, assistindo a partida de qualquer time que estivesse sendo transmitido na televisão com o mesmo entusiasmo. Com o tempo, passei a acompanhar os horários dos jogos para poder assisti-los. Não importa qual campeonato  está rolando, pode ser Superliga, Grand Prix,  Intercontinental, estaduais e, claro, a Liga Futsal. 


Na estréia do Brasil na Copa, o Oscar fez um gol de "biquinho" e muitos questionaram no que ele se inspirou para esta jogada. Na coletiva, ele creditou o lance como algo natural, consequência dos anos que passou jogando futsal, onde começou.  Não tenho dúvidas de que o futsal é o esporte mais praticado no Brasil. Em cada praça, colégio, prédio, clube é quase obrigatório você encontrar uma quadra e um grupo de garotos (pequenos ou já crescidos) disputando uma partida. Não é na grama, mas sim no cimento (mesmo não sendo o piso ideal) que vários craques do nosso país dedicam os primeiros anos de suas vidas e se apaixonam pelo esporte.

Não sei por que, mas foi um esporte que me conquistou. Talvez por ser um jogo mais dinâmico, ágil, onde cada passe pode ser decisivo e o resultado pode se inverter até nos últimos segundos. Um exemplo foi a final da Superliga em 2013, um jogo que parecia já estar definido no primeiro tempo, acabou empatado e indo para a prorrogação. No último minuto, acontece uma virada sendo feitos dois gols pela equipe que estava perdendo. Parecia que o campeonato já está decidido. Mas faltando menos de dez segundos, o outro time que começou a ganhando a partida, faz mais um gol, empata e a taça muda de dono novamente. É ou não é emocionante?

E com tudo isto, da pra acreditar que ainda não é um esporte olímpico?

0 comentários:

Postar um comentário